Vereadores de Goiana fazem cobranças e Celpe promete melhorias

Realizada na noite de quarta-feira (9/8), na Casa José Pinto de Abreu, a audiência pública para debater os serviços prestados pela Celpe, convocada pelo presidente da Câmara Municipal de Goiana, Carlos Viégas Júnior, foi um importante momento para todos os vereadores levarem ao conhecimento dos diretores da companhia energética as principais reivindicações da população.

O principal esclarecimento exigido pelos vereadores goianenses foi referente a definição oficial sobre de quem é a competência pela manutenção da iluminação pública no município. O diretor Comercial da Celpe, Luís Jorge, confirmou que a responsabilidade ainda é da Celpe, por força de uma liminar concedida pela justiça que pode cair a qualquer momento.

"Técnicamente, em 31 de dezembro de 2014 entregamos para a Prefeitura. Mas, uma liminar impediu isso. Mas, se cair a liminar nós vamos continuar resolvendo os problemas atuais. E, caso isso venha acontecer, durante um período de seis meses nós iremos continuar auxiliando a Prefeitura para passar o bastão", esclareceu o diretor Comercial da Celpe.

O diretor da compahia energética explicou que falhas em até 3% de toda a rede de iluminação pública é considerada normal. No entanto, ele admitiu que essas falhas atualmente ultrapassam significativamente esse percentual e, até por isso, hoje o município dispõe de três equipes de manutenção, quando o normal seriam apenas duas. Ele ainda confirmou que existe muito trabalho sendo feito nos chamados "principais corredores" e que irá precisar do auxílio dos vereadores para identificar as falhas na iluminação pública de comunidades mais periféricas.

Entre as melhorias anunciadas, a Celpe confirmou a construção de uma nova unidade regional para atender 16 municípios da região e que terá Goiana como sede. Outro significativo anúncio foi a confirmação de que a rede de alta tensão, cujos postes atrapalham até mesmo a mobilidade urbana, será refeita para não mais passar por dentro da cidade.

A Prefeitura Municipal de Goiana atendeu ao convite dos vereadores e esteve representada na audiência pública pelo prefeito em exercício, Eduardo Honório, e pelo secretário de Planejamento, Osvaldo Vieira
.