Funcionários dos Correios decretam greve por tempo indeterminado em Pernambuco

Resultado de imagem para correios de goiana pernambuco greve
Após assembleia da categoria realizada na noite da terça-feira (19), trabalhadores dos Correios decidiram entrar em greve por tempo indeterminado e cruzar os braços de imediato. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco (Sintect-PE), uma nova assembleia deve ser realizada durante a tarde desta quarta (20).
O diretor do Sindicato, Luciano Silva, afirma que a retirada de direitos dos trabalhadores da empresa motivou a paralisação. “Há um processo de sucateamento da empresa. Desde 2011 não entram trabalhadores concursados e querem tirar direitos nossos do acordo coletivo de trabalho”, afirma. A redução da idade de dependentes – de 18 para seis anos de idade – e o fim da ginástica laboral são algumas das queixas da categoria.
Ainda de acordo com o sindicalista, as entregas de correspondências ficam comprometidas durante o período de suspensão das atividades. “Sabemos que a empresa monta um esquema para tentar diminuir o prejuízo, mas o movimento de greve é necessário e foi adotado em outros estados do país”, diz Silva, ressaltando ainda que avisou previamente a empresa.
Em nota, os Correios afirmaram que a paralisação não afeta os serviços de atendimento e que “todas as agências, inclusive nas regiões que aderiram ao movimento paredista, estão abertas e todos os serviços estão disponíveis”. O documento diz, ainda, que já colocou em prática um Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população, mas que, em Pernambuco, segundo levantamento dos Correios, 85% do efetivo estão presentes e trabalhando.
O órgão diz estar disposto a “negociar e dialogar com as representações dos trabalhadores na busca de soluções que o momento exige”.

Pe Conectado