Em Goiana:Prefeito de Caaporã oficializa parceria com Jeep e IQE durante lançamento do programa Rota do Saber

O prefeito do município de Caaporã, Kiko Monteiro, participou nesta quinta-feira (19), na cidade de Goiana em Pernambuco, do lançamento do Rota do Saber, programa de fortalecimento da educação pública e gratuita na área de influência do Polo Automotivo Jeep, abrangendo municípios de Pernambuco e da Paraíba, na ocasião, o gestor caaporense assinou o termo de parceria entre a Prefeitura de Caaporã, Jeep e Instituto Qualidade de Ensino (IQE).
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) adotou a educação como seu principal pilar de investimento social. O objetivo do programa é contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade do ensino fundamental público nos municípios de Goiana, Igarassu, Paulista e Itambé, no Estado de Pernambuco, e Alhandra e Caaporã, na Paraíba. O programa abrange 183 escolas, 1,1 mil educadores e impacta diretamente 30 mil alunos. O Rota do Saber é uma iniciativa da FCA em parceria com a Magneti Marelli, empresa que integra o grupo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Qualidade do Ensino.
Kiko Monteiro comemorou a parceria oficializada, destacando que a Educação é o alicerce para construção de uma sociedade desenvolvida. “Depois de todos os investimentos que fizemos na educação de Caaporã, com reformas e reestruturação de escolas; melhoria da merenda, valorização e qualificação profissional, agora vamos atuar na elevação da qualidade do ensino, com o programa Qualiescola. Em parceria com a Jeep, a Educação de Caaporã vai dar um salto, com os professores mais preparados, ensinando mais e os alunos aprendendo melhor. A Prefeitura tem como objetivo melhorar o ensino do nosso município, e como consequência os índices de educação (IDEB), que mede o desenvolvimento da educação dos municípios e estados brasileiros. O IQE avaliou inicialmente os alunos e está realizando a formação com professores, e gestores”, celebrou o prefeito.
Na ocasião, todos os prefeitos que estavam presentes plantaram uma árvore nativa em um ato simbólico de apoio ao desenvolvimento sustentável.
O trabalho começa com amplo diagnóstico da rede municipal de ensino, com uma avaliação dos conhecimentos e habilidades dos alunos beneficiados. Nesse trabalho são identificadas as principais dificuldades e os potenciais de melhoria. Este panorama orienta toda a etapa de qualificação, que será estruturada por ações focadas para melhoria de cada um dos problemas identificados – em cada escola, turma e estudante.
A metodologia é aplicada a partir da articulação de três componentes fundamentais: professor, pedagogia e pais. O programa trabalha para que os professores incorporem os conteúdos a serem ensinados, através de metodologias de êxito já testado, e engajem os pais no papel de co-educadores dos filhos.
Além da qualificação dos professores nas disciplinas de Português e Matemática e no método pedagógico, os diretores das unidades escolares recebem assessoria para melhoria da gestão escolar. As equipes também são apoiadas na implantação de um sistema de avaliação de aprendizagem para todos os alunos; no desenvolvimento de programas de reforço escolar; e na construção de uma gestão mais participativa nas escolas.
Este é um ato de grande simbolismo para todos nós. A educação de qualidade é fator decisivo para promoção da igualdade social e do crescimento econômico do país. Investir em educação de qualidade é o melhor e mais eficaz programa de inclusão social, pois representa igualdade de oportunidades em diversos aspectos da vida. Significa também capacidade de reflexão, exercício da cidadania e melhor inserção social”,  afirma João Ciaco, Diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da FCA para a América Latina.
Nesses locais, a metodologia desenvolvida pelo Instituto Qualidade no Ensino abrangerá a qualificação de gestores pedagógicos e professores pelo prazo de três anos. O município, por sua vez, oferece como contrapartida uma equipe de profissionais com dedicação exclusiva e integral para aplicar a metodologia para os demais professores da rede. O programa tem data para começar e terminar, evitando uma relação de dependência. A partir do aprendizado acumulado em três anos, o município terá condições de transformar o programa em política pública, explica Ciaco.

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