Agendamento online para emissão de carteiras de trabalho é suspenso

O serviço de agendamento e emissão de carteiras de trabalho devem ser gratuitos. / Foto: JC Imagem
O serviço de agendamento e emissão de carteiras de trabalho devem ser gratuitos.
Foto: JC Imagem

Isabela Veríssimo

O agendamento online para emissão de carteira de trabalho está suspenso por tempo indeterminado no Estado desde quinta-feira (15). A decisão do Ministério do Trabalho de Pernambuco foi instaurada após o serviço clandestino operacionado por uma lan house localizada no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, tentar fraudar o sistema para garantir o agendamento dos clientes em todas as vagas, de forma que outras pessoas não conseguissem realizá-lo. Você acessando o site da Superintendência por conta própria ou indo ao local, o serviço é gratuito. Nas lan houses, os donos cobravam cerca de R$ 10.
A Superintendência conta com o apoio da Polícia Federal nas investigações. A fraude foi identificada após o órgão notar que, todos os dias, em aproximadamente 20 minutos, todas as vagas de agendamento online oferecidas eram preenchidas. Uma delas, ocupada através desse esquema, foi a da estudante Rita Grazielly. Ela foi abordada no meio da rua, em Afogados, quando ofereceram o agendamento por R$ 8. “Me disseram que se eu pagasse a taxa, todo o serviço ficava por conta deles. Fizeram tudo pra mim e só precisei trazer os documentos e vir buscar”, conta.
A administradora Adriana de Jesus foi uma das dezenas de trabalhadores prejudicados pela fraude. Ela só conseguiu marcar o agendamento na terceira tentativa. “Durante dois dias tentei marcar às 7h. Quando vi que não ia conseguir, tentei às 5h e deu certo. Não sabia do esquema, pensava que eram usuários normais tentando”, conta.

Agendamento presencial
O chefe de serviços de atendimentos da Superintendência de Pernambuco, Vicente Paiva, conta que a eventualidade acarretou a suspensão dos agendamentos online. “A partir de agora, só poderá ser feito presencialmente. O trabalhador que precisa fazer a primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho deve agendar na Superintendência (Avenida Agamenon Magalhães, número 2000). Ela será emitida na Agência do Trabalho ou Expresso Cidadão mais próximo da sua residência”, explica.
Os atendimentos acontecem de segunda à sexta pela manhã. São 48 agendamentos para Carteiras de Trabalho brasileiras e duas estrangeiras. Com a decisão, Vicente afirma que o planejamento é aumentar o número destes serviços para que mais pessoas possam ser contempladas. “Estamos tentando fechar um acordo com a Prefeitura do Recife para a criação de mais postos de emissão dessas carteiras no Estado. É importante ressaltar que, em qualquer lugar, o serviço deve ser gratuito”, pontua.

Documentos necessários

Para emitir a primeira via da Carteira de Trabalho, é necessário levar a carteira de identidade, o CPF, o comprovante de residência com CEP e a certidão de nascimento ou casamento originais. Para a segunda via, os mesmos documentos e o boletim de ocorrência, em caso de roubo, assalto ou perda, e no caso de lotação das páginas, a carteira de trabalho antiga.

Comentários